sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Os Maravilhosos Gladíolos do meu jardim

Jardim-palma-de-santa-ritaA palma-de-santa-rita, ou Gladiolus sp., pertence à família das Iridáceas, originária da África, Ásia e Europa e produz flores praticamente o ano inteiro. O género Gladiolus contém cerca de 260 espécies, das quais 250 são da África subsariana. Cerca de 10 espécies são nativas da Eurásia. As espécies variam desde muito pequenas até às espetaculares espigas de flores gigantes que podem ser encontradas no comércio.


O Gladíolo é uma herbácea bulbosa que pode atingir até 60 cm de altura. Sua inflorescência é em espiga larga com 12 a 20 flores. Após o florescimento os bulbos passam por um período de repouso quando são retirados da terra, separados por bulbilhos que se formam a partir do bulbo original, que tende a morrer. Os bulbos novos são plantados novamente ou guardados até que iniciem uma nova brotação.

O nome Gladíolo é o diminutivo de gladius, que significa "espada", isto porque se refere à forma da folha que é lanceolada terminando em ponta e também pelo fato de que a flor no tempo dos romanos foi dada aos gladiadores que triunfavam nas batalhas; por isso, a flor é o símbolo da vitória.

0 comentários: