quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Saudades do Alfajor

Hoje acordei com desejo de um alfajor e do clima delicioso de Buenos Aires - aqui no Rj está um calor de matar!. Gostei muito de visitar o Zoo, o Jardim Japones, o Rozedal (belo jardim com várias espécies de rosas) mas em particular eles tem lá um monumento muito interessante que é  a Floralis Generica. Trata-se de uma  "flor" brilhante,  composta por 6 pétalas (cada uma medindo 13 metros de comprimento e 7 metros de largura)  em aço e aluminio, e que possui um mecanismo onde as "pétalas" ficam mais abertas durante o dia e vai fechando na medida que anoitece.

A "flor" foi doada por  Eduarto Catalano, arquiteto Portenho, à cidade de Buenos Aires  no ano de  2002. O uso do termo "Genérica" em seu nome, sugere que é um símbolo de todas as flores do mundo. Em quatro noites especiais de cada ano, a "flor" permanece aberta durante toda a noite: 21 de setembro, 25 de maio, 24 e 31 de Dezembro.

Na maioria das noites  a flor fechada é iluminada por luzes vermelhas e verdes. É um dos monumentos mais fotografados de Buenos Aires, localizada  na Praça das Nações Unidas, proxima do Museu de Belas Artes e ao lado da faculdade de Direito.Consegui fotografar a "flor" de dentro do táxi - meu irmão estava com muita pressa e não compartilha a minha paixão pelas plantas - e a foto não ficou lá essas coisas.  Como a minha  fotografia não ficou muito boa,  encontrei essa foto que mostra como é fantasticamente bela a escultura de Catalano.


 

Repare a abertura das "pétalas". É uma linda escultura com certeza. No entanto, por mais bela, nada consegue ser tão bela e tão perfeita como as flores  naturais como esta:

Bem, daquela cidade tão interessante, a saudade não dá pra matar tão cedo! No entanto,  pela música podemos nos transportar para  qualquer lugar desse nosso mundico velho de guerra.  Então,  quero curtir e compartilhar  o Libertango, meu tango preferido de Piazzolla. 

0 comentários: