quarta-feira, 19 de maio de 2010

As sementes germinaram

Banana Azul é  uma espécie diferente que pode ser cultivada como arbusto ou arvoreta. Os frutos são muito saborosos em tons de azul metálico. Comprei umas sementes e me lancei a cultiva-la.

dia 15/4 postei a respeito dessa minha  nova empreitada: plantar a Banana Azul (Decaisnea Fargesii) uma nova espécie no meu cantinho. Quase 1 mês depois elas germinaram. Vou relatar então como fiz.
Comprei as sementes na internet e também alguns outros itens que achei necessários, além das sementes, é claro.
Uma pequena estação de germinação (mini-estufa) e um adubo líquido. O passo seguinte é quebrar a dormência das sementes...
A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições de umidade, temperatura, luz e oxigênio não germinam.
Cerca de dois terços de espécies arbóreas, possuem algum tipo de dormência, cujo fenômeno é comum tanto em espécies de clima temperado (regiões frias), quanto em plantas de clima tropical e subtropical (regiões quentes).
Portanto, quando nos deparamos com este fenômeno há necessidade de conhecermos como as espécies superam o estado de dormência em condições naturais, para que através dele possamos buscar alternativas para uma germinação rápida e homogênea, este processo é chamado de Quebra de Dormência.
Então minhas sementes  ficaram em uma garrafa térmica imersas em água na temperatura de 76 a 100ºC, com um tempo de tratamento específico (24 hs).
Ao mesmo tempo, as células onde eu ia colocar as minhas sementes ficaram imersas em adubo liquido ...
dobrando de tamanho.

Enfim, no fim das 24 horas as sementes foram colocadas nas células para germinar. Passados 15 dias, ontem observei tres hastes que germinaram das sementes. Hoje só resta uma: meu anjinho de 4 anos defenestrou minhas mudinhas, restando apenas uma! Vou começar tudo de novo.

0 comentários: