sexta-feira, 31 de julho de 2009

Conhecendo Linneu

Linnaea borealis

É uma herbácea de hastes delgadas, rasteiras, com 20 a 40 cm de comprimento, folhas ovadas e opostas, com 3 a 10 mm de comprimento e 2 a 7 mm de largura. Sua floração ocorre em duas hastes eretas de 4 a 8 cm, cada uma com uma flor pendente, aromática. A coloração da flor é rosa pálido com uma corola de cinco lóbulos.

"É uma espécie característica das florestas boreais, principalmente da canadense. É bastante comum na Lapônia e em certas monhanhas glaciais da Europa. É uma planta rara e protegida na França, encontrada apenas em alguns lugares dos Alpes. Também encontrada no Japão e na América do Norte ( norte da Califórnia, oeste do Arizona e nas montanhas do leste do Tennessee )". Wkp

Essa rara plantinha de pequeno porte recebeu esse nome em homenagem a um homem que apaixonado pela natureza, dedicou sua vida ao estudo de plantas e animais. Seu nome, Carolus Linnaeus, mais tarde Carl Von Linné, nascido a 23 de maio de 1707. Foi estimulado por seu pai (horticultor) desde cedo, que o levava a excursões botânicas.

Desde o inicio de sua vida acadêmica demonstrou interesse em agrupar características biológicas das plantas em sistemas organizados. Conheceu o método desenvolvido pelo botânico francês Tournefort , que agrupava espécies conforme tamanho e forma de folhas e flores. Em 1730 criou um revolucionário sistema onde as plantas eram classificadas em 24 classes, de acordo com a forma dos órgãos sexuais de suas flores.

Esse sistema permitia aos pesquisadores inserir novas espécies nas classes já estabelecidas. Criou também a nomenclatura binômia, onde toda a referencia a plantas ou animais passaria a ser feita em latim, com dois nomes: o primeiro grafado com INICIAL MAIÚSCULA, designando o gênero da planta, e o segundo, em minúscula, designando a espécie.

Linné praticou medicina, ensinou botânica e farmacologia. Faleceu em 1738, deixando o legado de um revolucionário sistema de classificação de tudo que respira sobre a terra.

2 comentários:

Ricardo e Regina Calmon disse...

Conheci Linneu,graças a voce!
Oráculo esse seu,continua a encantar todos nós!

Viva Vida!

Saude pelas Plantas disse...

Bom dia precioso amigo e grata pela visita. Sempre encantador. Tenha um feliz domingo!