Essa rara plantinha de pequeno porte recebeu esse nome em homenagem a um homem que apaixonado pela natureza, dedicou sua vida ao estudo de plantas e animais. Seu nome, Carolus Linnaeus, mais tarde Carl Von Linné, nascido a 23 de maio de 1707. Foi estimulado por seu pai (horticultor) desde cedo, que o levava a excursões botânicas.
Desde o inicio de sua vida acadêmica demonstrou interesse em agrupar características biológicas das plantas em sistemas organizados. Conheceu o método desenvolvido pelo botânico francês Tournefort , que agrupava espécies conforme tamanho e forma de folhas e flores. Em 1730 criou um revolucionário sistema onde as plantas eram classificadas em 24 classes, de acordo com a forma dos órgãos sexuais de suas flores.
Esse sistema permitia aos pesquisadores inserir novas espécies nas classes já estabelecidas. Criou também a nomenclatura binômia, onde toda a referencia a plantas ou animais passaria a ser feita em latim, com dois nomes: o primeiro grafado com INICIAL MAIÚSCULA, designando o gênero da planta, e o segundo, em minúscula, designando a espécie.
Linné praticou medicina, ensinou botânica e farmacologia. Faleceu em 1738, deixando o legado de um revolucionário sistema de classificação de tudo que respira sobre a terra.
2 comentários:
Conheci Linneu,graças a voce!
Oráculo esse seu,continua a encantar todos nós!
Viva Vida!
Bom dia precioso amigo e grata pela visita. Sempre encantador. Tenha um feliz domingo!
Postar um comentário