sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cuidando de plantas envasadas

NA HORA DE ESCOLHER...

um bom lugar para deixar as suas samambaias, preste atenção nas portas e janelas. Elas se desenvolvem melhor longe das correntes de ar.

NA HORA DE FAZER O PLANTIO...
ou reenvasamento de uma planta, caso o novo vaso seja de barro, lembre-se de deixá-lo de molho em água por 24 horas. Assim se evitará o ressecamento constante do solo.

PARA BORRIFAR ...
as folhas da sua planta a evitar que as flores se molhem ficando com aspecto feio, utilize um macete bem simples: proteja-as com uma folha de papel. Evite borrifar água na plantas quando o sol estiver muito forte. O ideal é fazer este trabalho sempre nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde.

REGA DE VIOLETAS...
o ideal é que as regas sejam feitas pelo processo de capilaridade. Este processo é o mais indicado porque evita que as folhas da planta sejam molhadas, favorecendo o surgimento de doenças. Mas é bom saber que as violetas também devem ser regadas, de vez em quando, por cima, com muito cuidado para retirada dos sais, que ficam acumulados no solo e que prejudicam a planta.

EVITE USAR...
açúcar, sal, aspirina ou outros produtos para conservar suas plantas em vaso. Algumas espécies podem até gostar dessa técnica caseira, mas o melhor mesmo é comprar conservantes apropriados para essa finalidade. Eles são vendidos em casas de produtos para jardinagem, e têm a garantia de que suas plantas ficarão vistosas por mais tempo.

1 comentários:

Victor S. Gomez disse...

Lindo esse seu amor pela natureza, mostra uma grande alma e muita sensibilidade. Venho sempre que posso seu trabalho é divino. Bjs