segunda-feira, 19 de outubro de 2009

As novas rainhas entre as orquideas


 A  engenheira florestal/analista ambiental e chefe do Orquidário Nacional do Ibama, Lou Menezes, resolveu homenagear as duas primeiras damas, Carla Bruni e Michele Obama, batizando duas novas espécies híbridas de Laelia purpurata .Segundo Lou Menezes a Laelia purpurata é a rainha das orquídeas.  "Em meus estudos para meu novo livro, resolvi homenagear três mulheres rainhas”. A terceira homenageada é Maria Tereza Jorge de Pádua, ex-presidente do Ibama e da Funatura, além de ter sido membro da WWF e da IUCN, com a flor Laelia purpurata ‘Maria Tereza’ Hort. ex L.C.Menezes cult. nov. (foto à esquerda).


As novas rainhas:





Laelia purpurata var. Flammea ‘Carla Bruni’ Hort. Ex L. C. Menezes cult. nov.



Laelia purpurata var. werkhaueserii-striata ‘Michelle Obama’ Hort. Ex L. C. Menezes cult. nov.






Segundo Lou, Maria Tereza é a pessoa diretamente responsável por, sozinha, criar as maiores áreas de proteção ambiental do mundo, tendo participação decisiva no estabelecimento de 15 unidades de conservação no Brasil, que cobrem mais de 15 milhões de hectares. “Tereza é a verdadeira musa da conservação no Brasil”, admira a chefe do orquidário, e prossegue: “À luz da ciência, descobri quase uma centena de orquídeas novas, descritas e registradas por mim nas revistas especializadas nacionais e internacionais. Hoje em dia, qualquer livro de orquídeas que sai no exterior cita meu nome como referência nesse campo”, avalia.  A materia sobre as novas espécies foi publicada no site do Ibama e pode ser vista na íntegra nesse link.

 A Laelia purpurata "É planta de porte alto que produz rácemos florais que sustentam de 3 a 5 flores. O período mais comum na produção de flores é nos três últimos meses do ano. As flores são de grande beleza, sobretudo quando em conjunto, e são de grande variedade de cores, indo do branco puro - a variedade alba, até o púrpura escuro, a que os especialistas dão nomes como atro-purpúreas, passando por uma imensa variação de cores e desenhos, sobretudo nas pétalas, como venações e manchas." - Orquidario - http://www.orquidario.org/plantames/dez/dezpage.htm

0 comentários: