quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Seu jardim florido em todas as estações

Não é fácil ter um jardim florido o ano inteiro, mas também não é dificil. Dedicação, paciência e alguns truques permitem ter sempre uma flor para decorar a casa. Vamos começar pela estação atual, a primavera.

 É importante escolher a espécie, o porte, as necessidades de cultivo devem ser as mesmas o mais possível, quando forem colocadas agrupadamente. Assim podemos dividir dessa maneira:



Na Primavera -
As brancas: 

Jasmim dos poetas (jasminum officinale) planta trepadeira, de sol pleno para usar em pérgolas e treliças; Crino (crinum americanum) bulbosa de sol pleno, para bordaduras e maciço; Dietes (dietes grandiflora) herbácea de meia-sombra para bordadura e maciço.


As Amarelas
Narciso (narcissus 'gold medal') bulbosa de sol pleno para ser usado em bordaduras e maciço; Boca-de-Leão (antirrhinum majus) herbácea também de sol pleno para ser usada em maciço; Afelandra (aphelandra squarrosa) herbácea de sombra para ser usada como forração; Thunbergia para ser usada em treliças e pérgolas.


As Azuis

Falso-íris (neomarica caerulea) para maciço ou bordadura. É uma herbácea de 1,5 de meia-sombra; Brovália (browallia americana) para bordadura e maciço, atinge até 50 centímetros e prefere sol-pleno; Agapanto (agapanthus africanus) Amo essa plantinha. É uma bulbosa de bordadura e maciço que também gosta de sol-pleno; Hortência (hydrangea macrophylla) para bordadura e maciço, vegeta tanto em sol-pleno como em meia-sombra.


As vermelhas
Alpinia (alpinia purpurata) touceira de meia-sombra, de até 3 metros para bordadura e forração; Crino-rosa (crinum x powellii) para maciço ou bordadura de sol-pleno; Ixora-rosa (ixora undalata) para uso isolado ou maciço, a sol pleno.


Agora a minha preferida:
Ela floresce o ano inteiro, branca ou rosa, convém usa-la isoladamente. É planta de sol-pleno, podendo atingir até 4,5 metros. É a datura (Brugmansia suaveolens). A primeira vez que prestei atenção a essa planta, foi quando procurávamos bromélias e então me disseram que ela dava um "barato", sendo usada por alguns como chá. Até aonde eu sei é venenosa. O único barato relevante para mim é a sua linda forma e cor.

0 comentários: