sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Amanhecer e Monet

Segundo a Wikipedia, o termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet" Impressão, nascer do sol",  quando o pintor e escritor Louis Leroy, criticando o quadro, disse : "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." .
Embora a expressão tenha sido  usada originalmente de forma pejorativa,  Monet e seus colegas adotaram o título*.

Monet pintou muitas plantas e jardins. Flores, pontes japonesas, lagos com ninféias, entre muitos outros exemplos. Monet adorava seu jardim. Consta que chegou  a ser tratado por 14 jardineiros ao mesmo tempo. A ninféias,  formam um capitulo à parte na arte de Monet. Ele cultivava de várias  espécies desta bela planta aquática.




Ao pintar Nenúfares, Monet  se baseou no lago e a ponte japonesa de sua própria casa, no outono,porque era nessa época do ano em que as flores caiam sobre o lago criando uma linda visão na qual Monet resolveu pintar. A técnica de Monet para pintar quadros era bastante peculiar para as pessoas e outros artistas que o viam pintando, mas a técnica de Monet desenvolvia na época foi considerada mais tarde como umas das belas do mundo, que é o impressionismo que aparenta ser de perto apenas borrões mas ao distanciar a visão, o quadro se forma nitidamente.Wiki-http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet

Houve na Europa no fim do século XIX um movimento chamado de música impressionista, originando-se na França, surgida de "uma reação aos excessos da Era Romântica" . Claude Debussy e Maurice Ravel foram dois músicos classificados como os maiores compositores impressionistas. De Edvard Grieg, célebre compositor norueguês, também é dito ser impressionista, sendo-lhe atribuído ser o "pioneiro na utilização impressionista da harmonia e da sonoridade do piano. 

Grieg criou uma música de cena para acompanhar uma  peça  de teatro baseada no livro de Henrik Ibsen (Peer Gynt) "que teria se inspirado em uma tradicional casa de fazenda para criar a trama de seu livro".  A princípio, tratava-se de 23 peças que seriam a “trilha sonora”. Tempos depois, Grieg escolheu trechos favoritos e os reorganizou sob a forma de duas suítes. A Suíte n° 1 era organizada da seguinte forma: Amanhecer, A morte de Aase, A dança de Anitra e no Antro do Rei da Montanha. O trecho Amanhecer representa o nascer do sol, sendo uma das partes mais conhecidas da obra. Ela me lembra as nenúfares  de Monet e seu um lindo jardim retratado,  com lírios e com muitas ninféias. Enfim, me lembra um amanhecer glorioso, em um grandioso jardim.

*- http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet

0 comentários: