segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tulipa Negra

A mais cobiçada de todas as flores, é também conhecida como Rainha da Noite, tendo servido de inspiração para o escritor francês Alexandre Dumas. Atualmente ela desafia cientistas especialistas em botânica da Holanda que tentam produzi-la em laboratório.
Consta ser originária da Turquia, sendo levada para a Holanda no século XVI, transformando-se no símbolo do país. 

Há 160 espécies de tulipas, que são resultados de cruzamentos genéticos. As cores variam de branco, amarelo, vermelho com branco, diferentes tons de vermelho, dentre muitas outras.







"... Há muitos poemas, desenhos e lendas acerca da tulipa na Holanda, mas a mais interessante é uma história muito original. Naquele tempo, as tulipas cresciam apenas na Holanda e eram muito caras. Em alguns casos o preço equivalia ao de comprar uma casa ou até uma propriedade. Em 1634-37, por um bolbo de "Admiral Enkhusien" pagava-se 6000 guilders (moeda antiga da Holanda) e 13000 guilders por um bolbo de "Semper Augustus".

É difícil de acreditar nisto agora, mas naquele tempo havia uma paixão tremenda por tulipas. Os negros de Harlem queriam ter a sua própria tulipa preta e então pediram ajuda aos melhores botânicos do mundo. O vencedor ganharia 100.000 guilders em ouro. Foi uma tarefa difícil, mas após muitas tentativas conseguiu-se criar a tulipa negra.

No dia 15 de Maio de 1637, dedicada ao nascimento da tulipa negra, iniciou-se uma procissão carnavalesca com pormenores muito particulares. Muitos homens vestidos de negro traziam tulipas vermelhas, amarelas e laranja nas mãos, outros levavam numa espécie de andor, um vaso com a tulipa negra que todos seguiam de forma muito solene."
http://www.lojadasflores.pt/lendas-de-flores.php

0 comentários: