terça-feira, 1 de junho de 2010

Elas florescem no inverno

Iris reticulata - aparecem geralmente a partir de final do inverno para primavera. Sua flores variam de azul claro ao violeta profundo com toques central amarela no meio de cada pétala.

Os detalhes destas flores são incríveis, cada uma com seis pétalas longas.  Metade deles são retos e os outros são ligeiramente curvos. Isto lhe dá uma aparência exclusiva que o diferencia de muitos outros tipos de flores ao seu redor.



Iris L. é um género de plantas com flor, muito apreciado pelas suas diversas espécies, que ostentam flores de cores muito vivas. São, vulgarmente, designadas como lírios, embora tal termo se aplique com mais propriedade a outro tipo de flor.

É uma flor muito frequente em jardins. O termo íris é compartilhado, contudo, com outros géneros botânicos relacionados, da família Iridaceae. O termo pode ainda aplicar-se a uma subdivisão neste género. fonte wkp



Galanthus
É frequente em regiões de inverno rigoroso, onde há propensão à geadas. Esse gênero só floresce nessa época e deve ser plantada no outono.





Narcisos - narcissus cyclamineus -  A sabedoria popular diz que o início da sua florada revela o término das condições adversas do frio. Atingem cerca de 20 cm de altura e produzem flores de pétalas estreitas e douradas. Quando agrupadas várias plantas em recipientes grandes, criam um belo arranjo.
O caule da planta inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima. Um outro mito disseminado, isto se dá porque Narciso, o personagem mitológico, estava  olhando  para baixo , para o seu próprio reflexo, quando foi transformado na flor. Senão, o caule estaria direito e firme. É originária de Portugal e pertence à família das  Amaryllidaceae.

0 comentários: