segunda-feira, 14 de junho de 2010

Flor de olhos doloridos

Originária da África do Sul, a cor das suas inflorescências  variam de tons de rosa ao vermelho, sendo docemente perfumada (julho-outubro). As folhagens azuis aparecem após a floração.  Deve ser plantada a sol pleno.

A Boophane disticha pertence à familia botânica das amarylidaceae. Sua inflorescência  atinge mais ou menos 15 centímetros de largura, e é composta de inúmeras pequenas flores acima de uma única haste.

O gênero é composto por cinco ou seis espécies, sendo  distribuído por toda a África do Sul da África tropical, mas  a Boophane disticha é a mais comum, das espécies, ocorrendo principalmente na região de chuvas de verão. As folhas são dispostas em forma de um ventilador, que pode medir 60 centímetros de diâmetro, na parte superior do bulbo, que geralmente fica na metade acima do solo
Esta planta floresce em pleno sol em locais bem drenados, solos arenosos e também em áreas rochosas. As espécies podem ser plantadas em uma área protegida, embora possa estar seca,  não  tolera  geada.

O bulbo deve ser plantado de tal forma que  fique acima do solo. As plantas crescer bem em locais bem drenados, solo arenoso e no chão duro, mas eles levam muito tempo para florescer depois de ter sido movido.

É planta medicinal, sendo usada por curandeiros africanos para tratar dor e curar feridas.  O interior do bulbo dessa planta é usado para curar furúnculos e abcessos. As folhas frescas são uadas para deter o sangramento de feridas. São plantas tóxicas para bovinos e ovinos. A exposição à planta florida em ambientes fechados pode levar a dor nos olhos e até mesmo dor de cabeça.
Fonte: http://www.plantzafrica.com

0 comentários: