quarta-feira, 16 de junho de 2010

Daubenya

Eles precisam de solo fértil, solos ricos e boa drenagem. É planta muito rara e de beleza peculiar. Originária da África do Sul, pertence à família botânica das Hyacinthaceae. 

Suas folhas suculentas parecem com a textura do couro. São verdes e muito brilhantes, podem ser cultivadas em qualquer região do Brasil.


O nome da família é baseada no gênero Jacinto, que na verdade compreende apenas duas ou três espécies do Oriente Médio. O gênero Hyacinthus data de 1753, quando foi cunhado pelo botânico sueco Carl Linnaeus. Seu nome deriva do mito grego em que uma bela flor, descrita como vermelho-escuro ou roxo, surgiu a partir do sangue de Jacinto, belo rapaz, o amado de Apolo.[1]

"Na mitologia grega, Jacinto era um jovem mortal muito amado pelas divindades, principalmente por Apolo que o seguia aonde quer que ele fosse. Certa vez em que ambos se divertiam com um jogo, Apolo lançou o disco com tal habilidade para o céu que Jacinto, olhando admirado, correu para o apanhar, ansioso por fazer a sua jogada. Zéfiro (o vento oeste) também amava o jovem e, enciumado pela preferência por Apolo, mudou a direção do disco para que este o atingisse. Ao bater na testa de Jacinto, o disco fez com o jovem caísse morto naquele instante. Apolo correu em desespero até ele e com toda sua habilidade médica tentou reavivar o corpo de Jacinto, mas a sua cura estava além de qualquer habilidade.
Apolo se sentiu tão culpado por sua morte que promete que Jacinto viveria para sempre com ele na memória do seu canto. Sua lira o  celebraria,  seu canto entoaria a canção de seu destino e ele se transformaria numa flor. Assim, o sangue de Jacinto que manchara a erva, se transforma numa flor de um colorido mais belo que a púrpura tíria. Uma flor muito semelhante ao lírio, porém, roxa. Nela foi gravada a saudade e o pesar de Apolo com o lamento "Ai! Ai!" que ele escreveu na flor, como até hoje se vê. A flor carrega seu nome e renasce todas as Primaveras relembrando o seu destino." [2]
fonte: [1] Wkp; [2] plantzafrica.com

0 comentários: