sábado, 11 de setembro de 2010

Rosa de Jericó

A planta da ressurreição, ou Rosa de Jericó,  é um dos mais de 700 espécies do gênero Selaginella , que são plantas primitivas, encaixando-se em algum lugar entre musgos e samambaias na hierarquia da evolução das plantas.  Pertencem a um grupo de plantas conhecidas como   licopódios, cujos membros passam os nomes comuns de pinheiros  e musgos.   São relativamente pequenos  e são encontrados  geralmente em locais úmidos, com musgos e samambaias.   Elas se reproduzem por esporos. Mesmo as suas "folhas" não são realmente as folhas, mas folha como extensões, em vez do tronco. 

 O que distingue a planta da ressurreição de outros  licopódios   é onde ela vive e como  lida com o seu ambiente.  São encontradas do Texas e Arizona ao  sul de El Salvador, a planta da Ressurreição é um morador do deserto.  Quando o solo está úmido após as chuvas, a   planta absorve água e cresce rapidamente, produzindo uma roseta lisa escamosa de hastes de até um pé de diâmetro.   À medida que o solo seca, não se pode armazenar água,  ela  dobra suas hastes em uma bola apertada, uma vez que resseca e entra em um estado de dormência.   Todas as funções metabólicas são reduzidas ao mínimo e parece estar morto.   A planta pode permanecer nesse estado dormente por anos.




Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos. Atos 24:15

0 comentários: