terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Árvore Dragão

Dragão das Canárias, Sangue do Dragão, Dragão dos Jardins  (dragon tree) é como é conhecida a Dracaena draco, da família das Dracaenaceae, o misticismo ronda essa bela árvore. Diz uma antiga lenda, que os dragões ao morrer transformavam-se em dragons tree. Este fóssil vivo é o simbolo natural das Ilhas Canárias (Espanha). 

O exemplar maior e mais famoso encontra-se em Tenerife em Icod de los Vinos, medindo 17 metros de altura e 20 metros de perímetro de sua base. Seu peso estimado é em torno de 150 toneladas, sem contar com as raizes. Sua idade vem sendo discutida. Especula-se em torno de 5 milênios, mas testes recentes indicou ter entre 800 a 1000 anos de idade. Foi declarado no ano de 1927 "Monumento Nacional de interesse Nacional".

Seu tronco cresce em linha reta por 10 anos antes da floração e, em seguida, produz seu primeiro anel de ramos. Sobre cada dez anos, cada eixo dá origem a outro anel de modo que a idade de uma árvore pode ser estimada pela contagem do número de pontos de ramificação para alcançarem o dossel.  A espécie tolera bem a seca sendo de fácil germinação e cultivo. 
Quando cortada, suas cascas ou folhas secretam uma resina vermelho escura, sendo uma das fontes da substância conhecida como sangue de dragão, que serve para tingir madeira, tais como os violinos "Stradivarius" e também para colorir vernizes. Suas folhas e cascas tem propriedades medicinais. 

A Dragon Tree foi usada no cenário do filme de Marilyn Monroe "Some like it hot", filmado em 1958.

1 comentários:

Jornal O Link disse...

Olá, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, este endereço está muito legal, bem estruturado e com o material gostoso de se ler.

Gostaria de indicar dois sites para você dar uma olhadinha e a sua opinião:

Jornal O Link
http://www.jornalolink.com/

Headbanger Brasil
http://www.headbangerbrasil.com/

Abraços